28 de fevereiro de 2009

Banda australiana revela ‘receita do sucesso’

Quantas vezes você se pegou ouvindo uma música e pensando: “eu já não ouvi isso em algum outro lugar?”. A banda australiana The Axis of Awesome resolveu mostrar que muitas vezes a sensação é verdadeira, e que não é difícil encontrar canções muito semelhantes entre si. Para isso, compilaram em uma mesma música trechos de 35 faixas famosas que podem ser tocadas usando sempre os mesmos quatro acordes como base. A lista de "semelhantes" inclui Beatles, Michael Jackson, a-ha, U2 e Red Hot Chili Peppers.
“Eu falava para os meus amigos que todas as músicas que eles gostavam eram parecidas entre si, e eles diziam que eu era o chato”, conta o tecladista Benny Davis, “compositor” da música “Four chords” (“Quatro acordes”, em inglês). “Depois eu toquei numa banda cover, e percebi que as músicas que a platéia pedia também eram todas parecidas. Quando eu compilei elas em ‘Four chords’ acho que as pessoas começaram a entender o que eu dizia”.

Segredo
“A sequência que usamos é Mi, Si, Dó menor sustenido e Lá, mas é possível tocar em qualquer tom, usando os acordes I, V, VI e IV”, explica Davis, contando o segredo do sucesso. Fórmula que, aliás, o próprio Axis of Awesome usou na música “Birdplane”, incluída em “Four chords” – que ainda conta com James Blunt, Elton John e o grupo Black Eyed Peas entre os "homenageados".
A banda não se preocupa com nenhuma possível acusação de plágio. “Nós só estamos fazendo uma paródia. E eu gosto de acreditar que esses artistas copiam tanto uns aos outros que ninguém teria coragem de processar a gente também”, diz Davis.
Para manter a canção em dia com as paradas, a banda adiciona músicas novas que usem os quatro acordes sempre que possível. “Mas tiramos outras mais antigas, senão ‘Four chords’ teria uns dez minutos de duração hoje em dia”, revela Davis. “Eu ouço novas músicas que poderiam entrar em ‘Four chords’ no rádio todo dia”.

Veja a música 4 Chords abaixo:

0 Comentarios Assadinhos: