10 de julho de 2008

Descubra se você é um viciado em internet.

Em um mundo totalmente voltado para a tecnologia, é inevitável fugir das relações on-line. O problema é quando um simples hobby se torna mais do que curtição, e acaba tornando-se uma verdadeira armadilha. A coisa se torna mais difícil quando o viciado evita assumir que está passando por problemas causados pela dependência.

5 sintomas do vício

1. Você passa mais tempo com o computador do que com as pessoas
Não interessa se eles são sua família, amigos ou pessoas que conheceu aleatoriamente - o primeiro sintoma do problema é quando você gasta mais tempo com um pedaço de metal em sua mesa do que com as pessoas. Se chegar ao ponto de não mais existirem pessoas na sua vida, é sinal que você gastou tempo demais on-line. É hora de fechar o browser e reservar uma consulta com um profissional. Um bom começo seria iniciar a busca usando a versão em papel da lista telefônica.
2.Você não respeitaseus próprios limites
Uma parte do desenvolvimento pessoal é saber estabelecer metas e respeitar os limites, o que acontece quando a maior parte das pessoas não sabe quando se trata de dependência. Se você acha que consegue ficar on-line por apenas uma hora, e antes que perceba, já está indo para a cama com o computador, sem um motivo realmente forte, você está em apuros. Este engano é um claro sinal de dependência.
3. Você mente sobre seus hábitos cibernéticos
Este é um dos principais sintomas do vício em computadores. O viciado começa a sentir vergonha de contar aos outros sobre seus hábitos e habitua-se a mentir, especialmente para os membros de sua família. Mentir sobre o uso excessivo do computador é uma maneira de negar que precisa dosar sua vida e um grande sinal de alerta.
4. Sensação de incapacidade sem o computador / internet
Se você acha que não pode ir a lugar algum sem ter a internet por perto, está seriamente viciado. Um bom medidor é perguntar a si próprio se poderia fazer off-line tudo o que deveria fazer no computador e, depois, dar a alguém para executá-lo on-line. Outra pergunta crítica é: "você consegue suportar o pensamento de passar uma semana sem internet?"
Qualquer que seja a resposta, a ansiedade quando você está separado de computadores é o principal sinal de que algo está fora do controle.

5. Gastos com o computador tornam-se mais importante do que outros
Se sua placa-mãe ou HD pifar e, apesar de estar com a prestação do carro, da faculdade e do cartão de crédito por vencer, você joga tudo para cima e compra as peças do computador, isso é preocupante. Quando a ansiedade de ter o computador sempre funcional exige dinheiro necessário para outras despesas, chegou a hora de pisar no freio.

vi no Lifehack

0 Comentarios Assadinhos: